domingo, 20 de novembro de 2016

O que é construcionismo?

     O Construcionismo é uma proposta de Seymourt Papert, sendo uma reconstrução teórica a partir do construtivismo piagetiano, o qual Papert concorda com Piaget, em que a criança é um "ser pensante" e construtora de suas próprias estruturas cognitivas, mesmo sem ser ensinada. A atitude construcionista implica na meta de ensinar, de forma a produzir o máximo de aprendizado, com o mínimo de ensino, apoiando a aprendizagem forte que valorize a construção mental do sujeito, tendo como objetivo que o mesmo tenha sua própria construção e visão do mundo, portanto Papert denominou de construcionismo a abordagem pela qual o aprendiz constrói por intermédio do computador o seu próprio conhecimento. Ele usou esse termo para mostrar um outro nível de construção do conhecimento: A construção do conhecimento que acontece quando o aluno constrói um objeto de seu interesse, como uma obra de arte, um relato de experiência ou um programa de computador. Na noção de construcionismo de Papert existem duas ideias que contribuem para esse tipo de construção do conheciemnto seja diferente do construtivismo de Piaget. Primeiro, o aprendiz constrói alguma coisa, ou seja, é o aprendizado por meio do fazer, do "colocar a mão na massa". Segundo, o fato de o aprendiz estar construindo algo do seu interesse e para o qual ele está bastante motivado. O envolvimento afetivo torna a aprendizagem mais significativa. Segundo José Armando Valente (coordenador do núcleo de informática aplicada à educação da Unicamp e vice-presidente da STBE-Sociedade Brasileira de Informática Educacional), o que construir para a diferença entre essas duas maneiras de construir o conhecimento é a presença do computador -  O fato de o aprendiz estar construindo algo usando o computador ( computador como máquina para ser ensinada).


     O Construtivismo tem como base a linha de pensamento do suíço Jean Piaget, o qual tem o método que procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus conhecimentos e de sua inteiração com a realidade e com os colegas. O construtivismo propõem que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo, a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, a partir daí constrói sua própria perspectiva do mundo. Exemplo: Proporção, quantidade, volume e outras, são noções que surgem da própria interação da criança com o meio em que vive. Esse método enfatiza a importância do erro não como um tropeço, mas como um trampolim na rota do aprendizado.Resultado de imagem para criança utilizando computador

REFERÊNCIAS:

- www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html
- www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/1919_1044.pdf
- www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivistas.php



Nenhum comentário:

Postar um comentário