quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Moodle e TICs


     O Moodle é um dos vários AVAs (ambiente Virtual de Aprendizagem) que existe, o qual é utilizado normalmente para aulas à distância. No seu manuseio podemos perceber que a comunicação pode ser síncrona (realizada simultaneamente, em tempo real, como por exemplo: O chat) ou assíncrona (é uma transmissão de dados, onde podem ser passados intermitentemente em um fluxo estável, mas não simultaneamente, por exemplo: O fórum).
    É um Software que tem como função uma melhor comunicação entre professor e aluno, e uma flexibilidade na aprendizagem da Educação à Distância. Moodle é a abreviação de Modular Object-Oriented Dynamic para aprendizagem em ambiente Dinâmico, ele permite uma navegação despretensiosa, enquanto outras são feitas, tudo ao mesmo tempo. Esse Ambiente foi criado por Martin Dougiamas em 1999, a fim de incentivar um espaço de colaboração, o qual seus usuários poderiam compartilhar seus saberes.
     A informática e a telemática, estão alterando os meios de comunicação e educação social por completo, elas viabilizam a transmissão de conhecimento, a TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) é utilizada em diversos campos, como na indústria, no comércio, no setor de investimentos e na educação. quando aplicada na educação, auxilia na troca de informações e experiências, assim tornando o aprendizado mais significativo e amplo, para professores.

[...] "O uso de TIC na educação do brasil
O Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TICs afeta diretamente a diminuição as exclusões digitais no país."

Os principais pontos que devem ser abordados para uma melhora das TICs no Brasil:

[...] "- Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um conténuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.

- Segundo, as TICs, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.

- Terceiro, várias quetões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural,interferem no amplo uso das TICs na educação." [...]

REREÊNCIAS:

http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/
http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2013.pdf



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