quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Blog na Educação






        Hoje tem-se fácil acesso à internet, e com essa tecnologia o cotidiano de muitas pessoas foi modificado, logo aprenderam a utilizar a internet como instrumento de aprendizagem, existem vários meios de navegação  por exemplo: Sites e Blogs, não demorou muito essas pessoas viram a necessidade de possuírem seus próprio espaços na web, sendo que o Site geralmente é mais utilizado por empresas, o qual precisa de certo conhecimento e domínio técnico para monta-lo e manuseá-lo, já os Blogs são mais acessíveis pois possuem ferramentas mais fáceis de serem utilizadas. A pessoa que administra um Blog é chamado de blogueiro, os mesmos fazem atualizações diárias, outros semanalmente, mensalmente, e em outros casos várias vezes no mesmo dia.
  O uso do Blog se tornou tão popular que na atualidade é usado como marketing e uma ferramenta de negócios, portanto surgiu uma oportunidade de serem manuseados na escola/educação, propondo aprendizagem, no início os blogs tinham como função ser um diário virtual que permitia um compartilhamento de pensamentos, relatos e reflexões pessoais, onde foi uma fase, a qual o internauta passou a ser autor e produtor de suas informações.
    “Silva e Albuquerque (2009) elencam cinco categorias de blogs educacionais: blog de professores, utilizado para publicar orientações, textos, vídeos, imagens, animações, referências bibliográficas ou links; blogs de alunos, que funcionam como portfólios reunindo suas produções que são utilizados pelos professores como instrumentos de avaliação; blogs de instituições educativas, voltados à divulgação do trabalho desenvolvido e à autopromoção; blogs de projetos educativos, destinados à produção e socialização de conhecimentos sobre temas específicos; e blogs de grupos de pesquisa, que são como ‘colégios invisíveis’ reunindo pessoas de comunidades científicas diversas para interlocução, articulação de suas pesquisas, divulgação, análise de resultados e avaliação de textos.”
     Pode-se definir o blog como ferramenta de mediação de conhecimento, do professor para com o aluno, o qual aprende de forma lúdica, extraclasse, e desenvolve a habilidade de pesquisa, se tornando crítico e argumentativo (onde possui uma base de pesquisa em seus argumentos), assim a criação de um blog aproxima o professor do aluno, possibilitando discussões mais aprofundadas sobre certo assunto, portanto haverá uma troca rica de conhecimentos, uma dialética necessária para construção de  conhecimento.

REFERÊNCIAS:

http://ead.faccat.br/portal/blog/como-o-professor-pode-usar-o-blog-como-ferramenta-de-ensino/
http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000016590.pdf

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