terça-feira, 22 de novembro de 2016

Software educativo

Resultado de imagem para software

     Softwares educativas são programas que podem ser utilizados na administração escolar ou em contextos pedagógicos, ou seja, são caracterizados pela sua inserção em contextos educacionais. O que diferencia um software educativo de outras classes de software com o designo de levar o aluno a construir um determinado conhecimento referente a um conteúdo didático.

Os tipos de software são:

  •  Tutoriais: Neste tipo de Software, de acordo com José Armando Valente, " a informação é organizada de acordo com uma sequência pedagógica particular e apresentas ao estudante segundo seguindo uma sequência, ou seja, a informação é organizada de acordo com os fins que o professor deseja alcançar. (sem intervenção do usuário)
  • Jogos: Em geral, estes software, como outros tipos de jogos, que motivam e desafiam o aprendiz. A diferença entre esses softwares e os jogos comuns é que estes estão eivados de conceitos a serem aprendidos pelo aprendendo, o qual vai reforçar a matéria que está aprendendo.
  • Exercícios e Prática: Como o próprio nome indica, o software segue um padrão semelhante ao de muitos livros didáticos. Uma informação é repassada ao estudante (ou supõem-se que este detenha tal informação) e um software faz questionamentos sobre o determinado conhecimento.
  • Enciclopédias Eletrônicas: São virtualizações das enciclopédias impressas que conhecíamos hà alguns anos atrás. A vantagem da sua utilização está na rapidez ao acesso à informação. Exemplo: Wikipedia.
  • Modelagem: O Professor José Armando define este software como "Um determinado fenômeno pode ser simulado na computador"
  • Simulação: Tem como objetivo simular na realidade (orçamento financeiro, experiências de laboratórios, etc).
  • Objetos de Aprendizagem: existem duas definições:
  1. Objeto de aprendizagem: São qualquer entidade, digital ou não, que pode ser utilizada durante o aprendizado.
  2. Recurso digital: que pode ser para dar suporte ao aprendizado, sua principal ideia é "quebrar" o conteúdo educacional disciplinar em pequenos blocos possibilitando reutilização em vários ambientes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário